LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA VEGETAL, PÓS-COLHEITA, BOTÂNICA E BIOLOGIA

Laboratório Multidisciplinar de Biologia, Botânica, Fisiologia Vegetal e Pós-colheita do IFC – Campus Rio do Sul, coordenado pelas professoras Alexandra Goede de Souza e Bruna Verediana Müller, tem como objetivo servir de suporte para a execução de aulas práticas em diversas disciplinas do curso de Agronomia, especialização em Sistemas Agrícolas Regionais e dos cursos Técnicos em Agropecuária e Agroecologia. Também serve de apoio à execução de inúmeros projetos de pesquisas desenvolvidos no Campus, especialmente na área de desenvolvimento e produção de plantas e pós-colheita.

Com área de 100 m2, o laboratório conta com estrutura e equipamentos para atender diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão.  No ensino, dá suporte à realização de aulas práticas das disciplinas de Botânica, Morfologia Vegetal, Biologia, Plantas Bioativas, Fisiologia Vegetal e Pós-colheita.

Na pesquisa e extensão, são desenvolvidas atividades envolvendo projetos de estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroecologia, de graduação em Agronomia e de Pós-graduação, todos voltados ao desenvolvimento agrícola regional.

Linhas de Pesquisa: Ativadores de resistência em plantas; crescimento e desenvolvimento da cultura do gladíolo no Alto Vale do Itajaí; conservação pós-colheita de gladíolos; Crescimento e produção de cruzamentos de goiaba-serrana cultivados em sistema orgânico no Alto Vale do Itajaí; qualidade pós-colheita da goiaba serrana; Conservação pós-colheita de hortaliças minimamente processada; utilização de indutores naturais de enraizamento na produção de mudas.

Responsáveis: Professoras Alexandra Goede de Souza e Bruna Verediana Müller.

Contato: (47) 3531-3700 / (47) 3531-3788

Auxiliares Técnicos: Fátima R.S. Saraiva, Paula Hamerski e Márcio Rampelotti.

FOTOS LABORATÓRIO E PROJETOS