Símbolo

A Coordenação do de Agronomia adota o símbolo rotacionado como padrão, dada à explicação física de resistência e estabilidade fornecido pelo verticalismo do hexágono.

Significado do Símbolo:

O Símbolo da Agronomia é uma engrenagem formada a partir de seis letras A, cada um delas se refere, respectivamente, a Associação, Agronomia, Agrônomo, Agricultura, Agropecuária e Agroindústria.

simbolo-agronomia-1_xl.jpeg

O agrupamento das letras A formam um emblema sextavado, com uma espaço ao meio, e seis raios que separam cada uma das letras. Os raios representam fluxo de entrada e saída de diferentes assuntos dos segmentos profissionais da área da agronomia.

O símbolo da agronomia é estruturado de forma a transmitir a ideia de movimento, dinamicidade, renovação. O símbolo da agronomia também representa um congregado de entidades profissionais, além de defesa e valorização da categoria, e participação da categoria profissional no desenvolvimento social.

O atual símbolo da agronomia foi escolhido em 1969, a partir da realização de um concurso público.

A pedra do anel de formatura da agronomia é uma safira azul, cor associada à riqueza e ao desenvolvimento. A safira, por sua vez, simboliza a pedra celeste.

O dia do Engenheiro Agrônomo é 12 de outubro.

Fontes: http://www.dicionariodesimbolos.com.br/simbolo-agronomia/ e http://www.utfpr.edu.br/patobranco/estrutura-universitaria/diretorias/dirgrad/cursos/coagr/logotipo-do-curso-de-agronomia