Laboratório de Piscicultura

Professor responsável: Eng. Pesca César Ademar Hermes

O Laboratório de Piscicultura do IFCatarinense/Rio do Sul, integrado ao Setor de Aquicultura, foi implantado no 2º semestre de 2013 é utilizado em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de recursos pesqueiros. As atividades de ensino estão relacionadas a disciplina de Piscicultura, do curso de Agronomia. Além das atividades de ensino, são desenvolvidas atividades de pesquisa nas áreas de reprodução de peixes e em sistemas de produção de peixes. Também são desenvolvidas atividades de extensão tecnológica, com cursos de capacitação para piscicultores e técnicos da extensão rural que atuam na região do Alto Vale do Itajaí, em parceria com Associações Municipais de Piscicultura.

– Laboratório de Piscicultura: O laboratório, em fase de implantação, ao final, será constituído por 04 unidades, conforme abaixo, que estão sendo abastecidas com água de reservatório com 20.000 litros de capacidade. O laboratório está equipado com 03 oxímetros, 02 fotocolorímetros, 01 geladeira, 01 fogão industrial, 01 balança de precisão analítica (precisão de 0,001 grama), 02 balanças eletrônicas (capacidade de até 20kg), 01 impressora multifuncional, 01 projetor de multimídia, 01 pHmetro, acesso à internet, além de outros equipamentos e materiais (moedor de carne, termômetros, mobiliário, bacias, redes, baldes, peneiras, etc) e materiais de consumo (hipófise, rações, fertilizantes, reagentes, kits de análise de água, etc) que servem de apoio as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A estrutura física é organizada em ambientes diferenciados, que atendem a diferentes funções:

– Unidade de Propagação (30 m2): com caixas de agua para manutenção e observação de reprodutores, estrutura de incubação, constituído de 10 incubadoras de 20 litros, bombas reservatórios e outros equipamentos para reprodução induzida de peixes.

– Unidade de Experimentação (45 m2, em fase final de instalação): constituída de 24 unidades experimentais (caixas plásticas de 50 litros, em processo de aquisição), com sistemas de abastecimento e escoamento de água (caixas de água, bombas, filtros) e tubulação para areação. Esta unidade possui possibilidade de desenvolvimento de experimentos relacionados a alimentação, nutrição, uso racional de água, manejo, desenvolvimento larval, crescimento inicial, entre outras.

– Unidade de Ensino (35 m2): constituído de 6 caixas de agua de 2.000 litros; nesta unidade são desenvolvidas atividades de ensino em piscicultura, relacionadas a manejo alimentar, monitoramento da qualidade de água, densidades, técnicas de monitoramento do desenvolvimento, entre outros; esta unidade está em fase de instalação, e ao final, será constituída estará estrutura com abastecimento de agua individual, sistema de aeração e instalação de estufa (que permitirá atividades no outono e primavera).

– Unidade de Manutenção (60 m2): esta unidade esta fase de implantação; no momento, é possui 04 tanques de geomembrana, de 15 m3 cada (ainda não instalados); o objetivo desta unidade é servir de apoio as demais unidades com a manutenção de reprodutores e além de possibilitar ações de criação em sistema super intensivo.