Acadêmico do curso de Agronomia retorna de intercâmbio na Alemanha

Retornou neste primeiro semestre de 2018 o acadêmico de Agronomia do IFC Campus Rio do Sul, Josué Andreas Vieira, após realizar um semestre de estágio prático, na área de ciências agrárias, com ênfase em Fruticultura, aplicada à produção e armazenamento de frutas na Hochschule Weihenstephan-Triersdorf a “Green University” de ciências aplicadas em Freising, estado de Bayern, Sul da Alemanha. O período no exterior é proporcionado pelo acordo de cooperação entre o IFC e a instituição alemã envolvendo o intercâmbio de estudantes para compartilhamento de conhecimento técnico e desenvolvimento científico.

Ressalta a estrutura tecnológica à disposição dos estudantes que permite o desenvolvimento de pesquisas de alto nível, como as unidades de armazenamento refrigerado com utilização de atmosfera controlada para conservação de frutos, uma das atividades realizadas pelo estudante que, além disso, participou das aulas, trabalhou nos laboratórios e nas áreas experimentais da universidade.

Ao experimentar tamanha diversidade de tarefas o acadêmico conclui:
“O HSWT proporciona um ambiente propício para o estudo com pessoas dispostas à cooperar, rico em pesquisa e ciência, rodeado por natureza e acessível para estudantes que desejam aprimorar suas competências através de um estágio prático entre ensino e pesquisa.

Afirma que o idioma não é um obstáculo intransponível, e sim também uma possibilidade de aprendizado durante o estágio. É preciso apenas disposição para estudar e espontaneidade para se relacionar com as pessoas.