PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE FOI O FOCO DA VISITA TÉCNICA DOS ESTUDANTES DO CURSO DE AGRONOMIA

VISITA TÉCNIA A UM NÚCLEO DE PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE

Alunos da disciplina de Avicultura, da 7ª fase do curso de Agronomia, realizaram uma visita técnica no dia 24/05 a granja GF, propriedade de Gustavo Ferreira, parceiro da BRF S.A. No decorrer da atividade o grupo conheceu a estrutura física de um núcleo de produção, destinado a criação de frangos de corte em aviários “Dark House”, adequados as novas regras de biosseguridade do MAPA, bem como  os principais procedimentos realizados na granja, que buscam em seu conjunto, obter os índices zootécnicos que viabilizam a atividade na indústria produtora de proteína de origem animal.

O fato de observar o ambiente real de uma granja avícola, em pleno funcionamento, e interagir com o proprietário resultou, sem dúvida nenhuma, no aperfeiçoamento da prática profissional dos alunos, a partir da experiência do produtor e da troca de informações, agregando conhecimento ao já adquirido na atividade acadêmica. A turma sente-se reconhece e agradece ao Sr. Gustavo Ferreira pela oportunidade única em nos receber em sua propriedade.

No dia 22 de maio foi realizada uma visita técnica a Fábrica Ração da Pamplona Alimentos S/A, com alunos da disciplina de Nutrição, da 5ª fase do curso de Agronomia, acompanhados pela professora Karla Picoli, com a finalidade de vivenciar a indústria de alimentos para alimentação e nutrição de animais de interesse zootécnico, contribuindo na formação profissional do acadêmico. Os senhores Ivan de Castro, gerente, Sócrates Roberto Bill de Macedo, nutricionista responsável pela formulação e qualidade das rações, e João Borgonha Junior, assistente de qualidade e aluno egresso dessa instituição de ensino, recepcionaram e acompanharam o grupo durante a visitação.

Durante o percurso, alunos e professora, receberam informações e conheceram as ações realizadas nas etapas de: recebimento da matéria prima, procedimentos utilizados para o controle e aferição da qualidade dos alimentos, a partir dos padrões exigidos pela empresa, estocagem dos ingredientes, controle de produção, processamento, transporte e/ou estocagem das rações produzidas. A preocupação constante, por parte da empresa, com a qualidade no processamento de produção de rações e, consequentemente, com a indústria produtora de proteína de origem animal é evidenciada no decorrer das explanações feitas por nossos condutores.

Ao final da visita, o grupo foi convidado a assistir o vídeo institucional da empresa, que completa 70 anos de atividade, sendo recebido com um saboroso café da tarde. Destacando a importância das visitas técnicas como um diferencial na formação acadêmica, uma vez que contribui na aproximação da teoria e prática, alunos e professora reconhecem e agradecem a diretoria e funcionários da empresa Pamplona Alimentos S/A por essa oportunidade ímpar.

FONTE: PROFESSORA KARLA PAOLA PICOLI