Laboratório Multidisciplinar de Biologia, Botânica, Fisiologia Vegetal e Pós-colheita

Laboratório Multidisciplinar de Biologia, Botânica, Fisiologia Vegetal e Pós-colheita do IFC – Campus Rio do Sul, coordenado pelas professoras Alexandra Goede de Souza e Bruna Verediana Müller, tem como objetivo servir de suporte para a execução de aulas práticas em diversas disciplinas do curso de Agronomia, especialização em Sistemas Agrícolas Regionais e dos cursos Técnicos em Agropecuária e Agroecologia. Também serve de apoio à execução de inúmeros projetos de pesquisas desenvolvidos no Campus, especialmente na área de desenvolvimento e produção de plantas e pós-colheita.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Laboratório Multidisciplinar de Biologia, Botânica, Fisiologia Vegetal e Pós-colheita

PET Agroecologia Rural Sustentável

O PET (Programa de Educação Tutorial) Agroecologia Rural Sustentável está presente no IFC – Campus Rio do Sul desde o ano de 2011 desenvolvendo ações voltadas a promoção de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação de caráter socioambiental junto à comunidade acadêmica e rural na área de abrangência do campus. Para isso, Conta com um grupo de pesquisa-ação composto por docentes, técnicos administrativos e alunos do curso de agronomia que buscam, em consonância com a missão do IFC de ‘’Ofertar uma educação de excelência, pública e gratuita, com ações de ensino, pesquisa e extensão, a fim de contribuir para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural’:

  • Promover, por meio de atividades pedagógicas, a integração de alunos, docentes e técnicos administrativos envolvidos, principalmente, no curso de agronomia;
  • Ampliar a relação entre o IFC e a comunidade de abrangência, assim como com outras instituições;
  • Estabelecer e qualificar as relações de sinergia com as comunidades rurais do entorno, visando melhorar as condições socioambientais da respectiva região;
  • Estimular o debate na unidade unidades de ensino sobre as tecnologias e sistemas de produção agropecuária em consonância com a conjuntura de mudanças climáticas.
  • Fomentar ferramentas/tecnologias que promovam a inclusão social.
  • Aprofundar a formação dos jovens acadêmicos como pesquisadores e extensionistas, visando sua intervenção qualificada em diferentes espaços sociais, em particular, na instituição de ensino superior e em comunidades rurais; 
  • Estimular a formação de novas lideranças capazes de articular competência acadêmica com compromisso social.

Atualmente, o grupo é composto por uma professora tutora e 12 alunos bolsistas (petianos), além de alunos, professores e técnicos colaboradores.

Equipe:

Professora Tutora – Alexandra Goede de Souza

Bolsistas: Daniela Münch, Edilson Malikoski, Eduardo Affonso Jung, Gabrieli Wasilkosky, Jonas Linzmeyer, Lucas Odorizzi, Marino Jubanski, Orlando Bara, Raul Sebastião Cota, Vinícius Petermann Benedicto, Victor Fernando Teixaira de Lacerda, Yuri Back Salvador.

Projetos atualmente desenvolvidos pelo grupo PET:

  • Análise da adaptabilidade da cultura da noz pecan produzido em sistema agroecológico na região do Alto Vale do Itajaí, SC.
  • Avaliação da adaptabilidade e características físico-químico e produtivos dos frutos de goiaba-serrana produzidos em sistema Agroecológico na região do Alto Vale do Itajaí, SC.
  • Atividades pedagógicas alternativas como ferramenta de desenvolvimento e inclusão de estudantes com deficiências atendidas pela APAE e secretaria municipal de educação de Rio do Sul, SC.
  • Efeito do sistema de cultivo no desenvolvimento de gladíolos produzidos no IFC – Campus Rio do Sul e a inserção da cultura na região do Alto Vale do Itajaí.
  • Implantação e acompanhamento de um sistema Agroflorestal (SAF) no IFC – Campus Rio do Sul, SC.
  • Consciência limpa: reciclagem de óleo de cozinha para fabricação de sabão.
  • Calendário biodinâmico na produção agrícola.
  • Avaliação de diferentes substratos e indutores de enraizamento na produção de mudas de forrageiras e espécies florestais.
  • Aprendizes de sustentabilidade nas escolas do alto vale do Itajaí/SC.
  • Atividades de caráter integradoras entre comunidade acadêmica e

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco pelo instagram @petagroecologia ou email pet.riodosul@ifc.edu.br

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em PET Agroecologia Rural Sustentável

PLANTAS DE LAVOURA E FORRAGICULTURA

Na área experimental do curso de Agronomia ofertado pelo Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul são realizados projetos com as culturas de ciclo anual, plantas forrageiras e adução verde. As principais culturas estudadas são milho, feijão, girassol, cebola, soja, linhaça, canola, cereais de inverno e plantas de cobertura. O campo agrostológico é utilizado para demonstração de plantas forrageiras, com realização de atividades práticas e dias de campo. O prof. Oscar Harthmann coordena ensaios com a cultura do girassol e implantou coleção de cultivares de cana-de-açúcar, ambos projetos realizados com apoio da Embrapa. Com a cultura da cebola, são realizados projetos com a parceria da Epagri e empresas que atuam na região do Alto Vale do Itajaí.
Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em PLANTAS DE LAVOURA E FORRAGICULTURA

LABORATÓRIO DE SEMENTES

O laboratório de sementes fica localizado no prédio laboratorial do IFC/Campus Rio do Sul, é coordenado pelo prof. Oscar Harthmann e tem a finalidade de ministrar aulas práticas da disciplina de tecnologia e produção de sementes, buscando o aprendizado dos atributos genéticos, fisiológicos, físicos e sanitários das sementes. São realizados projetos de iniciação científica com estudantes dos cursos técnicos em agroecologia e agropecuária, pesquisas de graduação e especialização na área de agronomia.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em LABORATÓRIO DE SEMENTES

X JORNADA ACADÊMICA DE AGRONOMIA

Chegamos à 10ª edição da Jornada Acadêmica de Agronomia e comemoraremos com uma grande novidade, o 1º dia de campo do curso. Na semana serão 3 dias de palestras abertas ao público, além de 2 dias minicursos voltados aos acadêmicos.

Clique AQUI para saber mais.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em X JORNADA ACADÊMICA DE AGRONOMIA