Avaliação de perdas na colheita

O objetivo do trabalho foi realizar a avaliação quantitativa do índice de perdas de grãos, na colheita mecanizada de arroz, posteriormente dialogar com os agricultores, repassando informações técnicas para alteração das regulagens internas da colhedora, visando diminuição do índice de perdas, trabalho sendo realizado na região do Alto Vale do Itajaí – SC. A execução do trabalho, é de grande relevância para os produtores de arroz da região, no qual, dentre os cereais mais cultivados no sul do Brasil (soja, arroz, milho e feijão), o arroz, é o que mais gera perdas na colheita mecanizada, sendo em torno de 12,6%, esse alto índice negativo, ocorre devido à pouca importância, por parte dos agricultores, quanto as perdas na colheita do cereal, essa irrelevância ocorre devido à dificuldade de regulagem e diagnostico da quantificação das perdas, prioritariamente devido as características fisiológicas da cultura, e também a falta de orientações técnicas aos operadores de colhedoras.

Prof. Dr. Fabrício Campos Masiero; Professor – Máquinas e Mecanização Agrícola; Laboratório de Mecanização Agrícola – LabMec; Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul; www.ifc-riodosul.edu.brFone: (47) 3531-3700 – Ramal: 728

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.