Agricultura de Precisão – mapa de produtividade

O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade e viabilidade econômica da cultura do milho em sistema de agricultura convencional e de agricultura de precisão em função da variabilidade espacial dos atributos químicos do solo como: NPK, caracterizado pela geração de mapas de isofertilidade e produtividade. O trabalho foi realizado em uma área produtiva do Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul – SC de 10.000 m2, dos quais 5.000 m2 correspondia agricultura de precisão (AP) e a outra parte consistia em agricultura convencional (AC), a área de agricultura de precisão foi subdividida em gridis de amostragem, perfazendo 1 ponto amostral a cada 278 m2 totalizando 18 pontos amostrais georreferenciados, utilizando-se o programa GS+ para a confecção dos mapas. Os valores médios de produtividade apresentaram diferenças significativas entre os sistemas comparados, sendo que houve variabilidade nos atributos do solo entre as áreas avaliadas do experimento. As analises realizadas através de mapas temáticos permitiram observar que as quantidades de N, P e K se mostraram diferentes no sistema agricultura de precisão com uma variabilidade espacial dos atributos do solo grande entre os próprios gradis de amostragem de agricultura de precisão, já, no sistema convencional não foi considerada a variabilidade, utilizando valores médios da amostragem do solo.

Prof. Dr. Fabrício Campos Masiero; Professor – Máquinas e Mecanização Agrícola; Laboratório de Mecanização Agrícola – LabMec; Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul; www.ifc-riodosul.edu.brFone: (47) 3531-3700 – Ramal: 728

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.