Ensaios de máquinas e implementos agrícolas

Para se racionalizar as operações agrícolas mecanizadas, é necessária a caracterização das operações, a maneira de executá-las, a ordenação cronológica em função das condições climáticas e das fases de desenvolvimento das plantas e a seleção de tratores e equipamentos para que as executem da melhor maneira, na área disponível e no tempo estabelecido. Com base nessas características, a análise energética visa obter o máximo de rendimento útil dos conjuntos motomecanizados disponíveis, com o mínimo de dispêndio. O objetivo deste projeto será avaliar o desempenho energético de tratores agrícolas de diferentes potências nominais, diferentes configurações de pneus e pressões de inflação e diferentes adequações de peso (lastro) em diferentes condições operacionais quanto aos implementos e máquinas acoplados aos tratores. Serão determinados e avaliados os valores de eficiência dos conjuntos motomecanizados: patinagem dos rodados, consumo de combustível e força de tração sendo também realizada uma análise econômica quanto as variações de adequação dos conjuntos. A finalidade é mostrar a sociedade o quanto a adequação dos tratores em função do tipo de operação realizada reverte em economia nas atividades mecanizadas. A pesquisa será conduzida, a princípio, dentro do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul através da análise energética das diferentes configurações dos tratores em função das máquinas e implementos, com auxílio de alunos do Ensino Técnico e Curso de Engenharia Agronômica. Poderão ser realizadas avaliações em conjuntos motomecanizados de agricultores da região do Alto Vale do Itajaí, afim de contribuir com a maximização da eficiência energética das operações mecanizadas nestas propriedades.

Prof. Dr. Fabrício Campos Masiero; Professor – Máquinas e Mecanização Agrícola – Laboratório de Mecanização Agrícola – LabMec; Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul; www.ifc-riodosul.edu.br; Fone: (47) 3531-3700 – Ramal: 728