PET Agroecologia Rural Sustentável

O PET (Programa de Educação Tutorial) Agroecologia Rural Sustentável está presente no IFC – Campus Rio do Sul desde o ano de 2011 desenvolvendo ações voltadas a promoção de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação de caráter socioambiental junto à comunidade acadêmica e rural na área de abrangência do campus. Para isso, Conta com um grupo de pesquisa-ação composto por docentes, técnicos administrativos e alunos do curso de agronomia que buscam, em consonância com a missão do IFC de ‘’Ofertar uma educação de excelência, pública e gratuita, com ações de ensino, pesquisa e extensão, a fim de contribuir para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural’:

• Promover, por meio de atividades pedagógicas, a integração de alunos, docentes e técnicos administrativos envolvidos, principalmente, no curso de agronomia;
  • Ampliar a relação entre o IFC e a comunidade de abrangência, assim como com outras instituições;
  • Estabelecer e qualificar as relações de sinergia com as comunidades rurais do entorno, visando melhorar as condições socioambientais da respectiva região;
  • Estimular o debate na unidade unidades de ensino sobre as tecnologias e sistemas de produção agropecuária em consonância com a conjuntura de mudanças climáticas.
  • Fomentar ferramentas/tecnologias que promovam a inclusão social.
  • Aprofundar a formação dos jovens acadêmicos como pesquisadores e extensionistas, visando sua intervenção qualificada em diferentes espaços sociais, em particular, na instituição de ensino superior e em comunidades rurais;
  • Estimular a formação de novas lideranças capazes de articular competência acadêmica com compromisso social.

Atualmente, o grupo é composto por uma professora tutora e 12 alunos bolsistas (petianos), além de alunos, professores e técnicos colaboradores.

Equipe:

Professora Tutora – Alexandra Goede de Souza

Bolsistas: Daniela Münch, Edilson Malikoski, Eduardo Affonso Jung, Gabrieli Wasilkosky, Jonas Linzmeyer, Lucas Odorizzi, Marino Jubanski, Orlando Bara, Raul Sebastião Cota, Vinícius Petermann Benedicto, Victor Fernando Teixaira de Lacerda, Yuri Back Salvador.

Projetos atualmente desenvolvidos pelo grupo PET:

• Análise da adaptabilidade da cultura da noz pecan produzido em sistema agroecológico na região do Alto Vale do Itajaí, SC.
  • Avaliação da adaptabilidade e características físico-químico e produtivos dos frutos de goiaba-serrana produzidos em sistema Agroecológico na região do Alto Vale do Itajaí, SC.
  • Atividades pedagógicas alternativas como ferramenta de desenvolvimento e inclusão de estudantes com deficiências atendidas pela APAE e secretaria municipal de educação de Rio do Sul, SC.
  • Efeito do sistema de cultivo no desenvolvimento de gladíolos produzidos no IFC – Campus Rio do Sul e a inserção da cultura na região do Alto Vale do Itajaí.
  • Implantação e acompanhamento de um sistema Agroflorestal (SAF) no IFC – Campus Rio do Sul, SC.
  • Consciência limpa: reciclagem de óleo de cozinha para fabricação de sabão.
  • Calendário biodinâmico na produção agrícola.
  • Avaliação de diferentes substratos e indutores de enraizamento na produção de mudas de forrageiras e espécies florestais.
  • Aprendizes de sustentabilidade nas escolas do alto vale do Itajaí/SC.
  • Atividades de caráter integradoras entre comunidade acadêmica e

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco pelo instagram @petagroecologia ou email pet.riodosul@ifc.edu.br